CURSO 100% EAD

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

  • INÍCIO DO CURSO IMEDIATO
  • CARGA HORÁRIA 60 HORAS
  • CERTIFICADO Certificado
  • INFORMAÇÕES Whatsapp
  • CONTEÚDO

Sobre o curso

O objetivo deste curso é oferecer ao aluno um panorama sobre as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as ações pedagógicas necessárias à educação especial e inclusiva. Para tanto, o curso convida à uma reflexão sobre a efetivação dessa modalidade educacional no cenário brasileiro, contextualizando e posicionando a chegada da educação especial e inclusiva em nosso país, além de estabelecer diferenças dessa com relação à educação que se praticava com os alunos ditos especiais, antes das legislações que regulamentam e orientam esse trabalho pedagógico. E, mais: discute a formação de professores, apresentando os pareceres, as diretrizes, leis e orientações diversas que guiam a ação docente com essa clientela de alunos. Discute também a realidade da inclusão: problemas estruturais e causados pelas peculiaridades dos alunos, além de argumentos que ainda perduram sobre essa questão em nossa sociedade. O curso ainda especifica o que são as necessidades educativas especiais e suas principais deficiências causadoras e apresenta as especificidades do trabalho pedagógico com as diferentes deficiências.


Conteúdo do curso


1. A Educação Especial e a Educação Inclusiva no cenário brasileiro: contextualização do problema;
2. A formação de professores e a Educação Inclusiva;
3. Inclusão escolar: dissonâncias entre teoria e prática;
4. Necessidades educativas especiais: ainda um dilema para o professor?;
5. Altas habilidades/superdotação: mitos e desafios ? I;
6. Altas habilidades/superdotação: mitos e desafios ? II;
7. A avaliação de alunos portadores de paralisia cerebral: um desafio a ser superado pela Educação Inclusiva;
8. Trabalhando com o aluno portador de deficiência mental;
9. Distúrbios de conduta;
10. Adaptações curriculares na Educação Inclusiva;
11. Atitudes e técnicas facilitadoras da inclusão;
12. O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas ? I;
13. O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas ? II;
14. Pedagogia da Qualidade Total: o neotecnicismo na educação ? I;
15. Pedagogia da Qualidade Total: o neotecnicismo na educação ? II;
16. Pedagogia da Qualidade Total: o neotecnicismo na educação ? III;
17. Inclusão social e as políticas de ação afirmativa;
18. A Educação pelos Fundos: do subsídio literário ao Fundo de Valorização do Magistério;
19. A prática educativa: um dos caminhos para a inclusão;
20. Escola inclusiva: as crianças agradecem.


Duração

O curso tem duração de 60 horas e o estudante terá acesso à plataforma durante 6 meses. Neste período, poderá assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.


Certificado

Após a conclusão do curso, o certificado será disponibilizado no ambiente virtual de estudos e poderá ser impresso.


Metodologia

O estudante assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos.


Teste seu conhecimento

Assim que se considerar apto, o estudante poderá realizar o teste para avaliar o conhecimento adquirido. A emissão do certificado independe do resultado desta avaliação.


Ementa

Download da ementa completa