HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
- INÍCIO DO CURSO IMEDIATO
- CARGA HORÁRIA 60 HORAS
- CERTIFICADO
- INFORMAÇÕES
- CONTEÚDO
Sobre o curso
O objetivo do curso é aprofundar o entendimento acerca da construção do conhecimento científico-matemático, fornecendo aporte teórico para que o aluno possa compreender a matemática como uma ciência em processo contínuo de criação e desenvolvimento, além de reconhecer como essa visão pode ser introduzida em sala de aula. As reflexões apresentadas nesta obra abrangem: o estudo da história da matemática como elemento articulador do processo de ensino-aprendizagem da área; a análise da construção do conhecimento científico-matemático; os temas fundamentais da matemática e os grandes nomes de cada época; a discussão sobre a matemática presente nas diversas culturas, inclusive nas culturas afro-brasileira e indígena; o estudo da matemática presente na natureza, além de atividades que possibilitam a interação entre a teoria e a prática.
Conteúdo do curso
1. Origens da Matemática: A pré-história da Matemática;
2. A Matemática Babilônica, Egípcia e Grega;
3. Grandes Povos, Grandes Avanços;
4. Grandes Revoluções na Matemática;
5. Ramificações do século XX;
6. .Etnomatemática e a Matemática presente nas diversas culturas;
7. História da Matemática em sala de aula;
8. Integrando à Matemática a Educação Ambiental;
Duração
O curso tem duração de 60 horas e o estudante terá acesso à plataforma durante 6 meses. Neste período, poderá assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.
Certificado
Após a conclusão do curso, o certificado será disponibilizado no ambiente virtual de estudos e poderá ser impresso.
Metodologia
O estudante assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos.
Teste seu conhecimento
Assim que se considerar apto, o estudante poderá realizar o teste para avaliar o conhecimento adquirido. A emissão do certificado independe do resultado desta avaliação.